O sistema Start/Stop é um equipamento automotivo lançado na década de 70 por montadores de todo mundo com o objetivo de economizar combustível. Naquela época, o preço do barril de petróleo, que serve como regulador da alta de combustíveis em todo o mundo, subia estratosfericamente. O custo do barril de petróleo durante essa fase, em poucas semanas, aumentou em mais de 300%. Neste post você ira conhecer uma pouco mais este sistema!

Star/Stop como surgiu?
Na tentativa de provocar uma economia no consumo de combustível, as montadoras desenvolveram um mecanismo. Este mecanismo é o sistema Start/Stop. Os primeiros modelos com esse sistema sofreram com alguns problemas. Mesmo com toda a possibilidade de poupar combustível e ter carros mais econômicos, o Start/Stop provocava nos veículos, uma perda de rapidez ao ligar e desligar. Essa falha no equipamento dificultou o funcionamento dos carros da época.

Como naquela época, surgiu a tecnologia de injeção hidráulica para ligar/desligar os veículos automaticamente e outros tipos de inovações automobilísticas para que pudessem ser testadas em conjunto com o sistema Start/Stop, o mesmo não se tornou tão popular entre os consumidores.

Diante de todas as novas tecnologias que surgiram nos últimos 40 anos na indústria automobilística, atualmente, o sistema Start/Stop tem conquistado cada vez mais os consumidores. Esse sistema, além de economizar gasolina, proporciona outros benefícios como a preservação do meio-ambiente.

Como funciona o sistema Start/Stop?
Há dois modelos ou tipos de funcionamento do sistema Start/Stop. O mais utilizado é o sistema que consiste na implantação de um motor mais robusto para dar partida ao carro. Este sistema é todo baseado nas adaptações a serem feitas a partir do sistema de partida convencional. Acoplado a este sistema, coloca-se uma central eletrônica. Ele serva justamente para controlar o momento em que o motor deve ligar ou desligar.

O outro mecanismo do sistema Start/Stop é fabricado por meio de um alternador, que faz justamente o processo inverso do sistema de partida convencional. Isto porque o alternador gira o motor por meio da correia. Ao dar a partida, o motor gera rotações dos componentes, entra em funcionamento e começa a gerar eletricidade igualmente aos modelos convencionais de geração de eletricidade. Porém, alguns quesitos precisam ser checados para que o sistema funcione. O carro tem que estar parado e o motor deve ser acionado lentamente. Para os veículos com câmbio manual, primeiro se aciona o pedal de embreagem, para depois, posteriormente, ligar o Start/Stop. Em veículos com transmissão automática, pressiona-se o freio, mantêm-se as temperaturas ambiente e do motor normais e, somente assim, aciona-se o sistema.

Sistema Start/Stop prejudica a bateria?
Ao contrário do que muitos consumidores possam acreditar, o sistema Start/Stop não prejudica a bateria. Este mecanismo consegue “checar” a temperatura do motor e somente dar a partida (ligar o veículo), quando o motor estiver com temperatura em nível normal. Essa inteligência do sistema, além de ajudar a economizar combustível, protege a bateria do veículo. No entanto, alguns consumidores têm restrições para instalar o sistema Start/Stop em seu próprio veículo. Um deles é o medo de que a bateria possa descarregar durante “tantos” liga e desliga.

A maioria dos consumidores desconhecem que o sistema Start/Stop também prevê o desligamento automático de bateria e faz a checagem se há ou não carga o suficiente para ligar/desligar. A possibilidade da bateria descarregar ou danificar é quase nula.

Além disso, o mecanismo ainda consegue proteger o motor de seu carro. Isso porque comumente o número máximo de partidas que um carro aguenta é de aproximadamente 40 mil. Já os veículos que possuem o sistema start e stop suportam até 250 mil partidas.

Sistema Start/Stop desliga o ar condicionado?
No momento em que o sistema é acionado para dar partida ao carro, o ar condicionado é sim desligado automaticamente. Geralmente, estes intervalos de tempo são mínimos. Todas as montadoras estão cientes desse desligamento e já programaram outros tipos de mecanismos de conforto que permitem manter a climatização do carro, mesmo com o sistema star e stop instalado e desligando o ar condicionado.